terça-feira, 6 de julho de 2010

Focaccia Clássica

Sou completamente viciada por comprar revistas de culinária. Tenho milhares de revistas Gula, Cláudia comida & Bebida, Menu e até as internacionais tipo a da Martha Stewart. Mas sendo sincera, foram raras as vezes que eu fiz alguma receita dessas revistas. Fazendo uma limpa na minha gaveta de receitas, achei uma que eu sempre tive vontade de fazer, mas morria de medo de coloca-la em prática... a Focaccia. Tenho receio de fazer qualquer tipo de massa, por isso que pão eu só faço na maquina. Mas decidi colocar meu medo de lado e arriscar. Nem acreditei quando a massa cresceu como deveria e muito menos quando a focaccia saiu bem fofinha do forno. Fiquei tão feliz com o resultado!! Eu e o marido praticamente devoramos o tabuleiro quando ela ainda estava quente... nem sobrou para fazermos um sanduiche no dia seguinte. Da próxima vez vou colocar um pouquinho mais de sal e vou testar a Focaccia Genovesa com cobertura de cebola.


Focaccia Clássica
Ingredientes:
500g de farinha de trigo
280ml de água
25ml de óleo de oliva
5g de sal
15g de açúcar
15g (1 tablete) de fermento biológico fresco
Alecrim, flor de sal e azeite para a cobertura
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo:
Dissolva o fermento em um pouco de água. Numa tigela, junte a farinha de trigo com o fermento dissolvido, a água, o óleo de oliva, o açúcar e o sal. Misture até a massa desgrudar do recipiente. Se necessário acrescente um pouco de farinha (se estiver pegajosa) ou de água (se estiver seca). Sove a massa até obter uma textura lisa e homogenea. deixe descansar por 45minutos. Estenda a massa com um rolo e transfira-a para uma forma retangular (de 35cm, caso queira uma massa mais alta; maior, se preferir mais baixa). Pressione levemente a massa com o dedo, em vários lugares, fazendo pequenas depressoes. Polvilhe o alecrim e o sal. Regue com azeite de oliva de maneira que penetre bem nos furinhos e leve ao forno quente (220oC), preaquecido por cerca de 10 minutos. Divida em porções e sirva.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sopa de Batata do Outback

Nessas noites frias de inverno, nada melhor que uma sopa bem gostosa para esquentar. Outro dia me deu uma vontade de tomar a sopa de cebola do outback... então lembrei que tinha visto neste blog as receitas das sopas de lá. Quando olhei a receita, percebi que não tinha cebolas suficientes, então decidi testar a de batata. Nunca tinha experimentado essa sopa no restaurante, mas da proxima vez vou pedir pois realmente é deliciosa. A sopa tem uma consistencia perfeita e o toque especial é o queijo gouda, que eu acrescentei pois acho que fica maravilhoso em sopas. Segue a receita.

Sopa de Batata do Outback
Ingredientes:
3 batatas grandes, cozidas, descascadas e cortadas em cubinhos
100g de manteiga
1 cebola pequena, picada
1/2 xícara de farinha de trigo
1 litro de caldo de galinha
2 xícaras de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar
200g de creme de leite (eu usei fresco)
Queijo Gouda ralado, bacon, e cebolinha para decorar


Modo de Preparo:
Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a cebola picada e cozinhe até amolecer. Junte a farinha e mexa durante 3 minutos. Aos poucos despeje o caldo de galinha, sempre mexendo com a ajuda de um fouet. Acrescente a água, o sal, a pimenta e o açúcar. Deixe ferver, mexendo com frequência e aos poucos acrescente o creme de leite. Adicione as batatas picadas à sopa. Deixe em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até aquecer as batatas. Sirva a sopa em tigelas individuais, decoradas com bacon, cebolinha e queijo ralado.