quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mil Folhas da Pavelka

Neste domingo o marido fez uma surpresa e me levou para tomar café da manhã em Petropolis. Para melhorar a surpresa o dia estava lindo e só a paisagem do percurso já valeria a pena ter ido. Mas para completar tomamos café na Pavelka da subida da serra. Não pedimos nada diferente, apenas o pão na chapa que estava incrivelmente caprichado na manteiga, o chocolate quente que é perfeito e o misto quente. Depois disso tudo, tivemos que abusar um pouquinho e pedimos um mil folhas... O mil folhas é o motivo desse meu post pois ele é espetacular!! Para começar, eles preparam na hora.. isso mesmo! Eles montam o mil folhas fresquinho para vc. Sem contar que ele não é muito doce e o açucar de cima é a finalização perfeita. Por isso posso garantir que foi o melhor que já experimentei..Segue a foto do dito cujo!!



Resumindo: Procurem uma Pavelka, experimentem e depois me falem se concordam comigo ou não!

OBS.: Não deixem de passar no mercadinho ao lado do restaurante e comprem a massa branca temperada, o patê da casa, biscoitos diversos, etc...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sopa Cremosa de Aspargos da Ju

Tudo bem que hoje não faz muito sentido postar essa receita com o calorão que está fazendo, mas não consegui postar semana passada quando fez bastante frio. Aproveitei para fazer essa receita que minha amiga Juliane passou. A sopa foi aprovadíssima por todos aqui em casa!! Segue a receita original e algumas pequenas modificações que fiz:
Sopa Cremosa de Aspargos

 

Ingredientes:
        1maço de aspargos verdes frescos (aproximadamente 10 aspargos)
2 batatas inglesas (usei 3)
1 batata baroa (não usei) 
 1xícara de chá de paio picado
1 a 2 xícaras de chá de cebola picada (a gosto)
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de creme de leite
Azeite
Alho e sal a gosto

Modo de preparo:
Higienize os aspargos, deixando mergulhados em água e algum produto para desinfecção. Enquanto isso descasque e pique as batatas em cubos. Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente as batatas, cubra com água fervente e cozinhe.
Depois, separe a ponta do talo dos aspargos e corte o restante dos talos em rodelas. Refogue na manteiga e no alho. Separe as pontas e reserve, os talos devem ser adicionados junto com as batatas para cozinharem.
Depois de cozidos, deixe esfriar. Bata as batatas e os aspargos junto com o caldo do cozimento no liquidificador. Em outra panela frite o paio picado e reserve.
Volte com a mistura em uma panela, acrescente o paio picado e as pontas dos aspargos e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Corrija o sal se precisar. Desligue o fogo, aguarde uns minutos e acrescente o creme de leite. Está pronto. Se desejar, acrescente salsinha e cebolinha picadas.
       
Sirva em seguida, com torradinhas.
Serve de 2 a 3 pessoas.

domingo, 13 de novembro de 2011

Arroz de Polvo

Há muito tempo não consigo postar nada no blog, mas agora ficou tudo mais tranquilo e resolvi fazer algo diferente para passar a receita.

Quando eu era bem mais nova, com uns 10 anos, frequentava bastante a casa da minha tia Regina. Adorava ir para lá, não só porque a casa dela era muto legal, mas também porque ela fazia umas comidas bem diferentes do que eu costumava comer. Uma delas era um arroz de polvo muito gostoso. Lembrando disso, resolvi procurar uma receita para tentar fazer esse arroz, e achei uma bem legal aqui. O arroz ficou mmuuiiitttooo bom, só modifiquei um pouco as quantidades pois seria muito só para mim e o marido e também aumentei a quantidade de polvo. Segue a receita:

Arroz de Polvo

Ingredientes: 
1 polvo grande
1 cebola
1 ramo de alecrim
Para o arroz
4 colheres de azeite
1 dente de alho
2 cebolas médias
1½ xícaras de arroz
½ xícara de vinho branco
1½ tomates sem pele e sem semente
Salsa picada a gosto
Sal a gosto


Modo de preparo:
Numa panela de pressão, colocar o polvo,1 cebola cortada em dois e o alecrim. Não colocar água. Quando começar a fazer barulho, marcar 8minutos e depois desligar. O polvo estará cozido. Cortar o polvo com espessurade 1 cm e reservar o polvo e a água.
Numa panela, colocar o azeite, refogar o alho, depois a cebola. Colocar o polvo, em seguida o arroz. Quando começar a fritar, acrescentar o vinho. Assim que secar, colocar a água do cozimentodo polvo. Acrescentar mais água caso necessário. Inserir os tomates, a salsa picada, o sal e deixar cozinhar.