domingo, 31 de outubro de 2010

Bolo de Chocolate

Ontem a noite me deu uma vontade enorme de comer um doce, e quando me bate essa vontade eu sempre apelo para o brigadeiro, brownie ou banana caramelada. Mas nada disso me parecia apetitoso no momento, foi então que resolvi dar uma olhada nos meus blogs preferidos em busca de algo para matar essa minha vontade. Neste blog achei uma receita que me pareceu maravilhosa a primeira vista, mas que depois me surprrendeu porque é muito mais que maravilhosa. É um pouco parecido com a gulosinha do Devassa mas não tem a consistencia de soufle de chocolate, mas é leve e delicado... uma sobremesa perfeita! Segue a receita copiada na íntegra do site:

Bolo de Chocolate

Ingredientes:
6 ovos
250g de farinha de trigo
250g de açúcar
200g de chocolate meio amargo picado
4 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
Sorvete de creme para acompanhar

Modo de Fazer:
Derreta o chocolate e a manteiga no microondas ou no banho maria e reserve. Bata as claras em neve e reserve-as também. Bata bem as gemas e o açúcar até ficar fofo. Acrescente a mistura de chocolate e manteiga e continue batendo. Coloque a farinha de trigo. Acrescente as clares e neve e misture delicadamente. Disponha em uma forma redonda média e leve ao forno pré-aquecido a 200C por aproximadamente 25 minutos (deve ficar úmido por dentro). O acompanhamento perfeito e indispensável é o sorvete de creme.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FlamengoXCorinthians & Sardinhas

Apesar da atual situação do meu Flamengo, assisto firme e forte os jogos do meu Mengão... afinal, sou Flamenguista e não desisto nunca...rs

Claro que todo jogo pede sempre uns belisquetes, e dessa vez me inspirei no Beco da sardinha e resolvi fazer umas sardinhas fritas de petisco. Eu adoro sardinha de todo tipo: frita, assada, feita na panela de pressão.. mas a frita é minha favorita, ainda mais se ficar sequinha e bem crocante.



Para fazer a sardinha frita não tem muito mistério... claro que para facilitar eu já compro a sardinha limpa no mercado de peixe aqui perto de casa. Então só é temperar a sardinha com sal e limão a gosto, não deixando descansar muito para o limão não cozinhá-la. Passe a sardinha na farinha de mesa e frite em uma frigideira funda com bastante óleo (beeem quente). O segredo para ela ficar sequinha é que deve ser retirada verticalmente da frigideira deixando escorrer o óleo. Depois retire o excesso do óleo no papel toalha.

Então é so saborear acompanhada de preferencia de uma cervejinha bem gelada!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Novo Layout

Estou prometendo uma mudança no layout do blog desde que iniciei, mas só agora consegui com a ajuda do meu querido e talentoso cuhado Thiago. Ele fez esse logo que ficou super fofo, não acham? Realmente espero que tenham gostado..Agora só falta postar com maior frequencia..bjs

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Crumble de Maçã

Toda semana eu e o marido falamos de que temos que emagrecer, fazer exercício. Então é sempre a mesma coisa: vamos ao Hortifruti e compramos um monte de frutas para comermos no trabalho.. Lógico que essas frutas ficam rolando na geladeira e acabam estragando.
Ontem, ao abrir a geladeira, vi um monte de maças estragando e decidi fazer alguma coisa para não jogá-las fora. Abri meus arquivos de receitas e encontrei uma de crumble de pera do Olivier (Esse final de semana só deu ele no meu blog!rsrsr). Fiz algumas adaptações para os ingredientes que eu tinha em casa e ficou maravilhoso. Posso afirmar que virou uma das minhas sobremesas favoritas. Segue a receita:

Crumble de Maçã


 Ingredientes:
5 maçãs
80 g de manteiga
200 g de farinha de trigo
100 g de açúcar mascavo
2 pitadas de canela em pó
açucar para polvilhar a maça (usei açúcar de baunilha)

Calda:
80 g de manteiga
80 g de açúcar mascavo
20 ml de Conhaque
100 ml de creme de leite (usei fresco)

Modo de Fazer:
Corte as maças descascadas em gomos finos e forre o fundo de uma assadeira refratária (de paredes baixas) com metade das maçãs em formato de leques. Polvilhe esta camada com a canela e um pouco do açúcar. Monte outra camada sobre a anterior. Misture os demais ingredientes numa vasilha, esfarelando-os com os dedos, até obter uma espécie de "farofa". Cubra as maçãs com esta farofa e Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e crocante. Para a calda: derreta a manteiga com o açúcar mascavo, mexendo sem parar. Adicione o conhaque e mexa por 1 minuto, até evaporar. Misture o creme de leite e ferva por 5 minutos, em fogo baixo.

OBS.: Não deixar de fazer a calda, ela dá um toque especial no cumble. Essa sobremesa pode ser acompanhada de sorvete de creme, como eu não tinha em casa foi sem ele mesmo, mas não senti falta.


sábado, 2 de outubro de 2010

Croque Monsier

Depois que eu descobri os podcasts do Olivier Anquier para ipod, minhas viagens trabalho-casa e casa-trabalho passaram a ser muito mais divertidas. Já vi praticamente todas as receitas disponíveis dele! É incrível como ele faz tudo parecer simples... desde a Paella ao Crème brûlée. Dá vontade de testar todas as receitas.
Para o lanche de hoje me inspirei no Olivier e decidi fazer o Croque Monsier, o famoso sanduíche Francês. Um lanche super rápido, fácil de fazer e delicioso. Uma combinação perfeita de queijo e presunto em um pão tostado por fora e incrivelmente úmido por dentro. Vale mesmo a pena experimentar.

Croque Monsier


Ingredientes:
6 fatias de pão de forma (eu fiz com pão petropolis)
2 ovos
1 xícara de Creme de leite freco
Sal de pimenta a gosto
250g queijo Emmental
3 fatias de presunto

Modo de Fazer:
Bata os ovos com o creme de leite até obter uma mistura cremosa. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Com uma concha, passe a mistura em 3 fatias de pão para que o miola absorva o líquido. Espalhe uma quantidade generosa de queijo por cima das fatias. Coloque por cima o presunto em cada pão e cubra com uma fatia de pão já umidecida da mistura de creme de leite e ovos. Coloque outra porção generosa de queijo por cima de cada fatia e leve ao forno a 250C (previamente aquecido) diretamente sobre a grelha. O sanduíche estará pronto em 15 minutos ou quando estiver dourado por baixo e gratinado por cima.