quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mil Folhas da Pavelka

Neste domingo o marido fez uma surpresa e me levou para tomar café da manhã em Petropolis. Para melhorar a surpresa o dia estava lindo e só a paisagem do percurso já valeria a pena ter ido. Mas para completar tomamos café na Pavelka da subida da serra. Não pedimos nada diferente, apenas o pão na chapa que estava incrivelmente caprichado na manteiga, o chocolate quente que é perfeito e o misto quente. Depois disso tudo, tivemos que abusar um pouquinho e pedimos um mil folhas... O mil folhas é o motivo desse meu post pois ele é espetacular!! Para começar, eles preparam na hora.. isso mesmo! Eles montam o mil folhas fresquinho para vc. Sem contar que ele não é muito doce e o açucar de cima é a finalização perfeita. Por isso posso garantir que foi o melhor que já experimentei..Segue a foto do dito cujo!!



Resumindo: Procurem uma Pavelka, experimentem e depois me falem se concordam comigo ou não!

OBS.: Não deixem de passar no mercadinho ao lado do restaurante e comprem a massa branca temperada, o patê da casa, biscoitos diversos, etc...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sopa Cremosa de Aspargos da Ju

Tudo bem que hoje não faz muito sentido postar essa receita com o calorão que está fazendo, mas não consegui postar semana passada quando fez bastante frio. Aproveitei para fazer essa receita que minha amiga Juliane passou. A sopa foi aprovadíssima por todos aqui em casa!! Segue a receita original e algumas pequenas modificações que fiz:
Sopa Cremosa de Aspargos

 

Ingredientes:
        1maço de aspargos verdes frescos (aproximadamente 10 aspargos)
2 batatas inglesas (usei 3)
1 batata baroa (não usei) 
 1xícara de chá de paio picado
1 a 2 xícaras de chá de cebola picada (a gosto)
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de creme de leite
Azeite
Alho e sal a gosto

Modo de preparo:
Higienize os aspargos, deixando mergulhados em água e algum produto para desinfecção. Enquanto isso descasque e pique as batatas em cubos. Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente as batatas, cubra com água fervente e cozinhe.
Depois, separe a ponta do talo dos aspargos e corte o restante dos talos em rodelas. Refogue na manteiga e no alho. Separe as pontas e reserve, os talos devem ser adicionados junto com as batatas para cozinharem.
Depois de cozidos, deixe esfriar. Bata as batatas e os aspargos junto com o caldo do cozimento no liquidificador. Em outra panela frite o paio picado e reserve.
Volte com a mistura em uma panela, acrescente o paio picado e as pontas dos aspargos e cozinhe mais um pouco, mexendo sempre. Corrija o sal se precisar. Desligue o fogo, aguarde uns minutos e acrescente o creme de leite. Está pronto. Se desejar, acrescente salsinha e cebolinha picadas.
       
Sirva em seguida, com torradinhas.
Serve de 2 a 3 pessoas.

domingo, 13 de novembro de 2011

Arroz de Polvo

Há muito tempo não consigo postar nada no blog, mas agora ficou tudo mais tranquilo e resolvi fazer algo diferente para passar a receita.

Quando eu era bem mais nova, com uns 10 anos, frequentava bastante a casa da minha tia Regina. Adorava ir para lá, não só porque a casa dela era muto legal, mas também porque ela fazia umas comidas bem diferentes do que eu costumava comer. Uma delas era um arroz de polvo muito gostoso. Lembrando disso, resolvi procurar uma receita para tentar fazer esse arroz, e achei uma bem legal aqui. O arroz ficou mmuuiiitttooo bom, só modifiquei um pouco as quantidades pois seria muito só para mim e o marido e também aumentei a quantidade de polvo. Segue a receita:

Arroz de Polvo

Ingredientes: 
1 polvo grande
1 cebola
1 ramo de alecrim
Para o arroz
4 colheres de azeite
1 dente de alho
2 cebolas médias
1½ xícaras de arroz
½ xícara de vinho branco
1½ tomates sem pele e sem semente
Salsa picada a gosto
Sal a gosto


Modo de preparo:
Numa panela de pressão, colocar o polvo,1 cebola cortada em dois e o alecrim. Não colocar água. Quando começar a fazer barulho, marcar 8minutos e depois desligar. O polvo estará cozido. Cortar o polvo com espessurade 1 cm e reservar o polvo e a água.
Numa panela, colocar o azeite, refogar o alho, depois a cebola. Colocar o polvo, em seguida o arroz. Quando começar a fritar, acrescentar o vinho. Assim que secar, colocar a água do cozimentodo polvo. Acrescentar mais água caso necessário. Inserir os tomates, a salsa picada, o sal e deixar cozinhar.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chilli Beans

É incrível como a gente passa por umas fases em que só quer um determinado tipo de comida. Posso dizer que nas últimas semanas estou numa fase mexicana. Já fiz tanta coisa: tacos, nachos, marqueritas e fiz o que mais gostei até agora... o delicioso chilli Beans. Eu já experimentei essa receita em vários restaurantes, mas posso garantir que esta receita não fica atrás de nenhum deles. Segue a receita que tirei do blog Criative-se. A foto não ficou muito boa porque tive que tirar correndo, já que estava acabando a bateria da minha máquina, mas dá para ter uma idéia do resultado. Segue a receita:

 Chilli Beans
  
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola ralada ou bem picada
4 dentes de alho amassados
1 colher de chá de orégano
1 folha de louro
300 g de carne moída (usei (400g)
2 xícaras de chá de purê de tomate
1 colher de café de cominho
2 xícaras de chá de feijão cozido (sem o caldo)
1 colher de sopa de salsa picada
Molho de pimenta
4 colheres de sopa de queijo prato ralado grosso (usei Emmental)
2 pimentões vermelhos, verdes e amarelos (usei 1/2 de cada)


Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola, o alho, os pimentões cortados em tiras, o orégano, o louro e a carne moída. Junte o purê de tomate, o cominho e deixe ferver até engrossar um pouco. Acrescente o feijão e a salsa picada. Deixe ferver por mais 10 minutos (precisei acrescentar um pouquinho de água nesse momento). Adicione o molho de pimenta e desligue o fogo. Passe para um refratário e polvilhe salsinha e o queijo prato ralado. Servir com nachos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Brownie

Uma das minhas sobremesas prediletas é o Brownie. Gosto dele de qualquer jeito: quente puro, com sorvete, morno, frio, com café, com calda...
Além de ser delicioso, o brownie é uma sobremesa super fácil de fazer e que não tem como dar errado.. se solar um pouquinho fica gostoso, se cozinhar muito vira um bolo delicioso, e se cozinhar pouco também fica perfeito. A prova disso foi o resultado hoje da minha receita pois a grelha do meu forno estava um pouco torta e eu tive os dois resultados: de um lado ficou parecendo bolo e do outro lado ficou bem molhadinho.
Resumindo, eu tive sorte em conseguir tirar essa foto pois eu e o marido já atacamos! Segue a minha receita:

BROWNIE

Ingredientes:
200g de manteiga
150g de chocolate (em barra)
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
Nozes e/ou castanha de cajú picadas

Modo de Fazer:
Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria (ou no microondas) e deixe esfriar. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar. Junte a mistura do chocolate e, em seguida, acrescente a farinha e as nozes picadas. Transfira para uma assadeira previamente untada e asse por aproximadamente 20 minutos. A superfície deve ficar seca e o interior úmido. Corte o brownie enquanto estiver quente e deixe esfriar.

Obs.: Na receita pode ser utilizado qualquer tipo de chocolate. Eu utilizei chocolate ao leite e o brownie ficou meio amarronzado. Se Fizer com chocolate meio amargo, ele fica bem pretinho. E mesmo que não seja comum, também fica delicioso com chocolate branco.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Boeuf Bourguignon

Pessoal, estava um pouco sumida mas resolvi dar o ar da minha graça! Voces sabem como é corrida a vida de uma engenheira né? Agora imaginem a vida de uma engenheira, bloqueira, esposa, dona de cachorra, empreendedora, filha, irmã, nora, amiga...
Enfim, para voltar em grande estilo resolvi fazer o famoso Boeuf Bourguignon. Óbvio que assistir pela milésima vez o filme Julie & Julia me incentivou bastante, mas a receita eu tirei mais uma vez do site do Olivier. Nesse friozinho, acompanhado de um bom vinho, é um prato perfeito! Segue a receita:

Boeuf Bourguignon
Ingredientes:
• 150 g de bacon
• 1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)
• 2 cenouras descascadas e fatiadas
• 1 cebola grande descascada e picada
• 1 garrafa de vinho tinto seco
• Ramos de alecrim e tomilho
• 1 folha de louro
• 1 talo de alho poró
• 1 talo de salsão
• 1 anis estrelado (não usei)
• 1 cabeça de alho inteira
• 12 echalotes - cebolas pequenas descascadas
• 200 g de champignons de Paris frescos, finamente fatiados
• 1 tablete de caldo de carne
• 1 tablete de tempero de cebola
• ½ xícara de chá de água
• 40 g de manteiga
• Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto

Modo de Fazer:
Em um recipiente grande faça uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho poró, o salsão, o alho e os temperos e cubra tudo com o vinho tinto. Deixe essa marinada descansar na geladeira de um dia para o outro.
Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem torradinho - retire da panela e reserve. Coloque uma frigideira para aquecer em fogo alto. Separe a carne da marinada e, com o auxílio de um pano (ou peneira) esprema bem para escorrer todo seu suco. Frite a carne na frigideira com manteiga e um filete de azeite. Retire a carne e reserve. Na mesma frigideira acrescente os cogumelos
Em uma panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo. Descasque as echalotes e coloque-as na panela para dourar. Acrescente a água e um pouco de açúcar nas echalotes, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias
Coloque toda a marinada na panela onde estão os cogumelos e acrescente o sal, o caldo de carne e o tempero de cebola - cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia). No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas.
Servir acompanhado de arroz e purê de batatas.

Observações: Eu acrescentei os cogumelos só no final juntamente com o bacon e as cebolas; Cozinhei tudo por mais ou menos umas 3 horas e, como o caldo secou um pouco, fui acrescentando caldo de carne aos poucos (1 cubo de caldo dissolvido em 1 litro d'água).


segunda-feira, 21 de março de 2011

Almoço Paraense

 Taça da Felicidade
Torta de Santa Izabel

Infelizmente só consegui tirar as fotos das sobremesas, mas esse post é para falar de um almoço maravilhoso, que tive a oportunidade de participar, de comidas típicas Paraenses. Meu sogro me convidou para ir nesse almoço na casa de uns amigos muito queridos dele, e óbvio que eu não ia perder. O almoço foi perfeito a começar pelos anfitriões Sérgio e Neide que nos receberam muito bem e nos deixaram super a vontade. Como a Neide mesmo falou, ela não sabe falar o que é mais gostoso pois ela faz tudo com muito carinho, ou seja, o resultado não poderia ser outro: tudo estava perfeito!! Experimentei os famosos " Pato no Tucupi", "Maniçoba" e  "Vatapá", enquanto escutava sobre a forma de preparo de todos eles e os costumes da Região. Foi praticamente uma viagem ao Pará!! De sobremesa foi servida a Taça da Felicidade que, como já diz o nome, a sua felicidade aumenta a cada colher que você coloca na boca. Também foi servida a Torta de Santa izabel, que é feita de pão-de-ló e creme de bacuri, uma delícia!!
Depois de tudo isso e muita conversa, ainda foi servida uma deliciosa sopa de Puã, que eles chamam de unha de caragueijo, feita pelo Jean.
O Sergio falou de brincadeira como eu iria escrever no blog, mas acho que foram as palavras certas para descrever esse almoço: "Gente, é indescritivel!! Só indo na casa da Neide"

terça-feira, 8 de março de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá

A revista Gula (ediçao 216) deste mês está excelente e, uma das reportagens, fala sobre o livro recém lançado "Fama à mesa", do professor Fabiano Dalla Bona, que conta a origem de vários pratos famosos. Escolhi para contar a história e testar, o famoso bacalhau à Gomes de Sá. Este prato surgiu quando José Luis Gomes de Sá (1851-1926) natural da cidade do Porto, herdou o armazem de seu pai, que era um próspero comerciante de bacalhau. Como José Luis não era muito apto para os negócios, faliu o armazem, o que o obrigou a trabalhar como cozinheiro. Arrumou emprego no renomado restaurante Lisbonense, onde criou a receita com uma recomendação : "Caso se altere alguma coisa, algum ingrediente, ela já não é a mesma". Ou seja, para se fazer a receita, temos que seguir à risca. Foi o que fiz e garanto que é maravilhosa! Percebi uma grande diferença ao colocar o bacalhau de molho no leite, pois o bacalhau realmente fica mais macio quando assado. Segue a receita original copiada da revista, na íntegra.

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:
500g de bacalhau
500g de batata
1,5l de azeite
2 dentes de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
Azeitonas pretas a gosto
1 pires de salsa picada
500ml de leite
sal e pimenta do reino do gosto

Modo de Fazer:
- Colocar o bacalhau de molho num recipiente com água abundante e uma colher de sal; deixar da noite para o dia e, se possível, trocar a água ao menos 2 vezes.
- No dia seguinte, escorrer a água e colocra o bacalhau para ferver por 10 minutos em uma panela com bastante água; deixar esfriar um pouco, escorrer e retirar eventuais espinhas, a pele e as barbatanas, desfazendo-o em lascas.
- colocar as lascas em um recipiente e cobrir com o leite bem quente, deixando marinar por 3 horas.
- Cozinhar as batatas com casca; assim que estiverem cozidas, descascá-las e cortá-las em rodelas.
- Cortar as cebolas e o alho também em rodelas, e refogá-los brevemente em azeite de oliva.
- Juntar as batatas e o bacalhau escorrido, mexer tudo muito bem, mas sem reforgar.
- temperar com sal e pimenta e colocar numa assadeira de barro; levar ao forno pré-aquecido a 300C por 15 minutos.
- Retirar o prato do forno, salpicar com salsinha e decorar com rodelas de ovo cozido e azeitonas.

OBS: Ao invés de colocá-lo em uma travessa de barro, fiz em ramequins individuais.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Merengue de Morango

Neste Natal eu ganhei de presente o livro "Nigella Express - Receitas rápidas e saborosas" de duas amigas muito queridas: Fabi e Ju. Óbvio que estava esperando uma boa oportunidade para experimentar uma das receitas pois já marquei várias como prioritárias. Então neste domingo resolvi fazer o Meregue de morango pois, apesar da época, encontrei uns morangos bem bonitos no mercado. A mistura de morangos com chantili e suspiro não tem como dar errado, e é super simples de fazer. Segue a receita:

Merengue de morango


Ingredientes:
500g de morango
2 colheres de chá de açúcar ou açucar baunilhado
2 colheres de suco de Romã (não achei)
500ml de creme de leite fresco
4 pacotes pequenos de suspiros (usei 1 pacote de 100g)

Modo de Fazer:
Tire o cabinho dos morangos e corte-os em pedacinhos. Ponha numa tigela, junte o açúcar e o suco de romã e deixe macerar enquanto você prepara o creme. Bata o creme de leite na batedeira até que esteja firme, mas macio. Quebre o suspiro em pedaços irregulates mas não muito pequenos ( a textura deles é importante na sobremesa). Separe uma porção de aproximadamente 100g de morangos. Misture o restante da fruta ao creme batido. Divida a mistura em 4 vasilhas (ou acomode tudo em uma só) e distribua sobre cada uma um pouco do morango reservado.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lagostim Gratinado

Há um tempo eu vi uma receita de mariscos gratinados no programa do Olivier, que me deu água na boca. Desde então venho tentando achar mariscos na concha, mas até agora nada.. Até pedi para a minha amiga Ju, que tem familia em Vitória, para tentar achar essa bendita concha para mim. Como ainda não tinha conseguido, sábado resolvi inovar e fiz Lagostim Gratinado, que posso garantir que fica maravilhoso. E a manteiga que é utilizada para preparar o gratinado é tão boa que só molhar o pãozinho nela já é uma delícia. Segue a receita, mas a foto não faz juz ao prato...

Lagostim Gratinado


Ingredientes:
3kg de Lagostim
300 g de manteiga
4 dentes de alho picado bem picados
Salsinha picada
1 colher cheia de farinha de rosca
1/2 cálice de conhaque
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Sal grosso (1 a 2 kg, para forrar a forma)

Modo de Fazer:
Limpe o lagostim retirando a cabeça mas mantendo a casca do resto. Com o auxilio de uma tesoura de cozinha, retire a membrana da barriga.
Para preparar a massa para grartinar misture bem os ingredientes e vá apurando o gosto de sal e pimenta. Acrescente o conhaque e continue mexendo até ficar uma massa uniforme. Pré-aqueça o forno a 250 graus. Enquanto isso, pegue uma forma e forre o fundo com uma boa camada de sal grosso, formando um leito que irá acomodar os lagostins. Estes deverão ser cobertos com uma camada generosa da massa de manteiga. Passe um pouco de farinha de rosca sobre as conchas e acomode-as sobre o leito de sal grosso (cobri com papel aluminio para não salgar o lagostim). Leve ao forno para gratinar por 10 minutos, aproximadamente. Sirva ainda quentes.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Disney

Pessoal, fiquei um tempinho longe do blog, mas agora que estou de volta vou falar das minhas férias em Janeiro para a Disney!!!!

Sempre que viajo gosto de escrever sobre os lugares que visitei, os restaurantes de conheci, os melhores pratos que experimentei. Mas dessa vez vai ser impossível falar sobre tudo, pois eu realmente chutei o balde e comi muuuiiitttooooo!!! Tanto que consegui a proeza de engordar uns 5kg em 15 dias. rsrsrsr

Orlando, além de ser a cidade onde fica a Disney e a Universal, é um lugar onde podemos encontrar restaurantes de todos os tipos. Nós praticamente fizemos um tour gastronomico por lá. A começar pelo café da manhã no Dennys.. não tinha como resistir àquela batata Rosti acompanhada de salsicha, ovos, bacon, e french toast.. O café de lá é uma verdadeira água suja, mas eles conseguem compensar com o chocolate quente coberto com Chantilly.. que delícia!!Outro café da manhã inesquecível foi o que tomei no Magic Kingdom.. Eu reservei o café da manhã com os personagens no palácio de cristal e foi muito legal!! Não só porque podíamos tirar foto com O Puff e seus amigos, mas também porque o café da manhã era realmente delicioso. Sabe aquele chocolate quente com mini marshmallows que vemos nos filmes?Lá eu descobri porque os americanos são viciados... que gostoso. Sem falar no English Muffin, nas panquecas, waffles com o rosto do Mickey, ovos mexidos, entre outras coisas. Quem for lá não esqueça de reservar com bastante antecedencia pois eu reservei 3 meses antes e só consegui para as 10:30h.


Aproveitando que comecei a falar dos parques, não tem como descrever a emoção ao entrar em um parque da Disney. Tudo na disney é perfeito!! E realmente não tem idade pois vimos milhões de adultos nas filas para tirarem fotos com os personagens e inclusive pedindo autógrafos!! Eu e o Marido parecíamos crianças novamente!! Olha a foto do Castelo da Cinderella.. só de ver me dá saudade..


Se tudo lá é perfeito, as comidas não podiam ficar para tras... não dá para falar muito dos restaurantes porque não fomos em muitos já que queríamos conhecer os parques inteiros, então só ficamos nos lanchinhos.. Entre os melhores estão: Cachorro quente com cheddar, acompanhado de batata frita do magic Kingdom (eles colocam termômetro para aferir a temperatura da salsicha!!), A "Turkey Legg" (Coxa de Peru defumada) do mesmo parque, O "fish and fries" na Inglaterra do Epcot, o crepe de chocolate na França do Epcot, O algodão doce e pipoca de todos os parques, o sorvete com cookie do michey, entre outros.

Nos parques da universal não encontramos tanta coisa gostosa, mas no City Walk at Universal tem uns restaurantes muito legais e é um lugar ótimo para curtir a noite.. Lá nós fomos em 2 restaurantes muito bons: Um claro que é o Hard Rock Café (que é o maior do mundo) e o outro o Bubba Gump (Cópia do Filme Forrest Gump). o Bubba Gump deve ser parada obrigatória para todos que forem lá! Quando entramos já achamos o clima super diferente pois tudo no restaurante faz referência ao filme, mas quando o combinado de camarão chegou, tivemos que elegê-lo como o melhor restaurante da viagem... comemos camarão de tudo quanto foi tipo: frito, temperado com alho e pimenta, à milanesa, empanado com coco, cozido no vapor,etc. Sem contar o cookie com sorvete de sobremesa..


Tirando os restaurantes dos parques, também visitamos uns muito legais como o "Red Lobster", que tem uma lagosta deliciosa e super fresquinha, o "The Crab House", e o Medieval Times. Esse último é um show com duelos entre guerreiros, onde a comida é servida como nesta época e temos que comer com as mãos. O jantar é bem gostoso, mas acho que o clima do lugar acaba deixando mais gostoso ainda.

Esses foram alguns dos vários lugares onde comemos e experimentamos a culinaria dos EUA. Se alguém quiser alguma dica de viagem, endereço ou sugestão de roteiro, pode me deixar algum comentário ou enviar um email que eu terei um enorme pazer em responder.