quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rosbife

Rosbife lembra uma época maravilhosa da minha vida... a faculdade. Toda vez que tinha trabalho, eu ia pra casa da minha amiga Marcela e sempre era recebida pela tia Vania com um monte de coisas gostosas, entre elas o seu rosbife maravilhoso. Quando eu ia almoçar na casa dela, torcia para que o cardapio fosse esse.. só de lembrar aqueles deliciosos pedaços de carne mal passada regados com molho de vinho, fico com água na boca.
Lembrando disso tudo, tentei fazer algo parecido. Claro que não ficou igual mas ficou bem gostoso. Segue a receita:

Rosbife


Ingredientes:
1 peça de 1,5kg de filé mignom
sal e pimenta a gosto
5 dentes de alho
1 cebola pequena fatiada
500ml de vinho tinto seco
40g de manteiga
azeite

Modo de Fazer:
Deixe a carne por 1h em uma marinada de vinho, alho, sal, pimenta e cebola (vinha d´alho). Em uma frigideira grande, derreta a manteiga com um pouco de azeite e, quando estiver bem quente, coloque a carne. Enquanto for fritando a carne, gire de forma que frite por completo. Quando a carne estiver pronta, coloque a marinada para soltar a crosta que se formou no fundo da frigideira. Quando o alcool evaporar, o rosbife estará pronto. Regue a carne com o molho e sirva. O Rosbife é servido mal passado, mas pode ser feito de acordo com a preferencia.

OBS.: O rosbife pode ser o prato principal acompanhado de salada ou batata gratinada, ou pode ser feito um sanduíche.

Tirei essa foto enquanto estava preparando o rosbife. Pena que não dá para descrever o aroma que ficou na cozinha, mas podem acreditar que estava maravilhoso!! 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Yakissoba de Carne

Eu sou simplesmente viciada em yakissoba... pode ser de carne, frango, camarão... Quando dá aquela preguiça de fazer comida, ligo para o Benkei aqui do condomínio e peço uma porção beeeem grande.
Eu nunca tinha feito antes, mas num desses dias que pedimos ao restaurante, o marido falou a frase mágica: "voce bem que podia tentar fazer yakissoba, tenho certeza que ia ficar mais gostoso que esse". Não duvido que ele ache que cozinhe bem, mas sempre que ele fala coisas do tipo é super mal intencionado rsrsrs. Mas tudo bem, valeu à pena pois além de agradá-lo, aprendi a fazer yakissoba e vi que é super rápido e fácil de fazer. Não sei se fiz da forma mais correta, mas deu certo!
Depois de misturar várias receitas, cheguei a seguinte:

Yakissoba de carne


Ingredientes:
200g de macarrão para yakissoba
250ml de Molho Especial para yakissoba
400g de carne cortada em tiras finas (usei filé mignon)
3 xícaras de chá de legumes (cenoura, brocolis, couve-flor, repolho)
1 cebola cortada em cubinhos
Sal e glutamato monossódico a gosto

Modo de Fazer:
Tempere a carne com 50ml do molho e deixe na geladeira por 30 minutos. A parte, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Cozinhe os legumes no vapor, até que eles fiquem al dente. Em uma frigideira grande, frite rapidamente o macarrão com um fio de óleo e reserve. Aqueça o óleo e frite a carne por aproximadamente 8 minutos. Acrescente a cebola em cubinhos, os legumes e misture bem. Adicione o molho para Yakissoba, tampe a panela e deixe no fogo até levantar fervura. Prove e tempere com sal e glutamato. Agora é só adicionar o macarrão, misturar bem e servir.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Panquecas da Mamãe

Sabe aquela pessoa que tudo que faz na cozinha fica maravilhoso? Pois é, minha mãe é uma dessas pessoas. Claro que ela não consegue seguir uma receita a risca, mesmo que seja uma receita que ela esteja fazendo pela primeira vez. Mas o resultado é sempre o mesmo: Perfeito!!!
Como eu nunca postei uma receita da minha mãe, resolvi fazer uma que é excelente: Panquecas. Eu  já testei várias receitas de massa de panquecas, mas essa realmente é muito boa pois fica leve, não gruda e o sabor da massa é muito bom (o que pra mim é essecial pois o recheio é só um detalhe). Dessa vez eu fiz de carne, mas o recheio é de acordo com a preferencia. Bom, segue a receita da forma como minha mãe me passou por email:

Massa básica de Panquecas

Ingredientes:
• 2 ovos
• ¾ xícara de farinha de trigo
• ½ xícara de maisena
• 1 colher de fermento em pó (de sobremesa)
• 1 colher de margarina ( de sopa bem cheia)
• 1 ½ xícara de leite
• Sal a gosto

Modo de Fazer:
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador colocando primeiro os ingredientes líquidos para não prender o liquidificador. Deixe a massa descansar por trinta minutos e depois faça as panquecas em frigideira levemente untada. Recheie de acordo com a sua preferencia: carne, frango, camarão, etc.

domingo, 31 de outubro de 2010

Bolo de Chocolate

Ontem a noite me deu uma vontade enorme de comer um doce, e quando me bate essa vontade eu sempre apelo para o brigadeiro, brownie ou banana caramelada. Mas nada disso me parecia apetitoso no momento, foi então que resolvi dar uma olhada nos meus blogs preferidos em busca de algo para matar essa minha vontade. Neste blog achei uma receita que me pareceu maravilhosa a primeira vista, mas que depois me surprrendeu porque é muito mais que maravilhosa. É um pouco parecido com a gulosinha do Devassa mas não tem a consistencia de soufle de chocolate, mas é leve e delicado... uma sobremesa perfeita! Segue a receita copiada na íntegra do site:

Bolo de Chocolate

Ingredientes:
6 ovos
250g de farinha de trigo
250g de açúcar
200g de chocolate meio amargo picado
4 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
Sorvete de creme para acompanhar

Modo de Fazer:
Derreta o chocolate e a manteiga no microondas ou no banho maria e reserve. Bata as claras em neve e reserve-as também. Bata bem as gemas e o açúcar até ficar fofo. Acrescente a mistura de chocolate e manteiga e continue batendo. Coloque a farinha de trigo. Acrescente as clares e neve e misture delicadamente. Disponha em uma forma redonda média e leve ao forno pré-aquecido a 200C por aproximadamente 25 minutos (deve ficar úmido por dentro). O acompanhamento perfeito e indispensável é o sorvete de creme.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FlamengoXCorinthians & Sardinhas

Apesar da atual situação do meu Flamengo, assisto firme e forte os jogos do meu Mengão... afinal, sou Flamenguista e não desisto nunca...rs

Claro que todo jogo pede sempre uns belisquetes, e dessa vez me inspirei no Beco da sardinha e resolvi fazer umas sardinhas fritas de petisco. Eu adoro sardinha de todo tipo: frita, assada, feita na panela de pressão.. mas a frita é minha favorita, ainda mais se ficar sequinha e bem crocante.



Para fazer a sardinha frita não tem muito mistério... claro que para facilitar eu já compro a sardinha limpa no mercado de peixe aqui perto de casa. Então só é temperar a sardinha com sal e limão a gosto, não deixando descansar muito para o limão não cozinhá-la. Passe a sardinha na farinha de mesa e frite em uma frigideira funda com bastante óleo (beeem quente). O segredo para ela ficar sequinha é que deve ser retirada verticalmente da frigideira deixando escorrer o óleo. Depois retire o excesso do óleo no papel toalha.

Então é so saborear acompanhada de preferencia de uma cervejinha bem gelada!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Novo Layout

Estou prometendo uma mudança no layout do blog desde que iniciei, mas só agora consegui com a ajuda do meu querido e talentoso cuhado Thiago. Ele fez esse logo que ficou super fofo, não acham? Realmente espero que tenham gostado..Agora só falta postar com maior frequencia..bjs

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Crumble de Maçã

Toda semana eu e o marido falamos de que temos que emagrecer, fazer exercício. Então é sempre a mesma coisa: vamos ao Hortifruti e compramos um monte de frutas para comermos no trabalho.. Lógico que essas frutas ficam rolando na geladeira e acabam estragando.
Ontem, ao abrir a geladeira, vi um monte de maças estragando e decidi fazer alguma coisa para não jogá-las fora. Abri meus arquivos de receitas e encontrei uma de crumble de pera do Olivier (Esse final de semana só deu ele no meu blog!rsrsr). Fiz algumas adaptações para os ingredientes que eu tinha em casa e ficou maravilhoso. Posso afirmar que virou uma das minhas sobremesas favoritas. Segue a receita:

Crumble de Maçã


 Ingredientes:
5 maçãs
80 g de manteiga
200 g de farinha de trigo
100 g de açúcar mascavo
2 pitadas de canela em pó
açucar para polvilhar a maça (usei açúcar de baunilha)

Calda:
80 g de manteiga
80 g de açúcar mascavo
20 ml de Conhaque
100 ml de creme de leite (usei fresco)

Modo de Fazer:
Corte as maças descascadas em gomos finos e forre o fundo de uma assadeira refratária (de paredes baixas) com metade das maçãs em formato de leques. Polvilhe esta camada com a canela e um pouco do açúcar. Monte outra camada sobre a anterior. Misture os demais ingredientes numa vasilha, esfarelando-os com os dedos, até obter uma espécie de "farofa". Cubra as maçãs com esta farofa e Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e crocante. Para a calda: derreta a manteiga com o açúcar mascavo, mexendo sem parar. Adicione o conhaque e mexa por 1 minuto, até evaporar. Misture o creme de leite e ferva por 5 minutos, em fogo baixo.

OBS.: Não deixar de fazer a calda, ela dá um toque especial no cumble. Essa sobremesa pode ser acompanhada de sorvete de creme, como eu não tinha em casa foi sem ele mesmo, mas não senti falta.


sábado, 2 de outubro de 2010

Croque Monsier

Depois que eu descobri os podcasts do Olivier Anquier para ipod, minhas viagens trabalho-casa e casa-trabalho passaram a ser muito mais divertidas. Já vi praticamente todas as receitas disponíveis dele! É incrível como ele faz tudo parecer simples... desde a Paella ao Crème brûlée. Dá vontade de testar todas as receitas.
Para o lanche de hoje me inspirei no Olivier e decidi fazer o Croque Monsier, o famoso sanduíche Francês. Um lanche super rápido, fácil de fazer e delicioso. Uma combinação perfeita de queijo e presunto em um pão tostado por fora e incrivelmente úmido por dentro. Vale mesmo a pena experimentar.

Croque Monsier


Ingredientes:
6 fatias de pão de forma (eu fiz com pão petropolis)
2 ovos
1 xícara de Creme de leite freco
Sal de pimenta a gosto
250g queijo Emmental
3 fatias de presunto

Modo de Fazer:
Bata os ovos com o creme de leite até obter uma mistura cremosa. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Com uma concha, passe a mistura em 3 fatias de pão para que o miola absorva o líquido. Espalhe uma quantidade generosa de queijo por cima das fatias. Coloque por cima o presunto em cada pão e cubra com uma fatia de pão já umidecida da mistura de creme de leite e ovos. Coloque outra porção generosa de queijo por cima de cada fatia e leve ao forno a 250C (previamente aquecido) diretamente sobre a grelha. O sanduíche estará pronto em 15 minutos ou quando estiver dourado por baixo e gratinado por cima.

domingo, 19 de setembro de 2010

Lula à Doré

Oi gente, faz muito tempo que não posto nada no blog, mas é que eu estava super enrolada com o trabalho. Agora que tudo voltou ao normal, finalmente voltei a cozinhar.
Olhando meu freezer, que por sinal estava super vazio, encontrei um potinho esquecido de lula congelada. Como era pouquinho e nem dava para fazer um prato principal decente, resolvi fazer uma lula à doré de acompanhamento para minha tilápia ao molho de camarão (da próxima vez também coloco a receita). A lula ficou super crocante e sequinha, vale a pena testar essa receita que eu tirei do livro Rio de Janeiro, da Editora Abril.

Lula à Doré

Ingredientes:
500g de anéis de lula
Suco de 1/2 limão
2 cabeças de alho espremidas
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 rodela de limão
1 litro de óleo

Modo de Fazer:
Em uma vasilha, tempere a lula com o suco de limão, o alho, sal e pimenta. Reserve. Em outro recipiente, despeje a farinha de trigo temperada com uma pitada de sal e reserve. Em uma panela alta, coloque o óleo e uma rodela de limão. Espere o óleo esquentar, Passe os anéis de lula na farinha de trigo bem de leve e ponhá-os no óleo para fritar. Não precisa virar, a lula estará pronta quando estiver dourada. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Focaccia Clássica

Sou completamente viciada por comprar revistas de culinária. Tenho milhares de revistas Gula, Cláudia comida & Bebida, Menu e até as internacionais tipo a da Martha Stewart. Mas sendo sincera, foram raras as vezes que eu fiz alguma receita dessas revistas. Fazendo uma limpa na minha gaveta de receitas, achei uma que eu sempre tive vontade de fazer, mas morria de medo de coloca-la em prática... a Focaccia. Tenho receio de fazer qualquer tipo de massa, por isso que pão eu só faço na maquina. Mas decidi colocar meu medo de lado e arriscar. Nem acreditei quando a massa cresceu como deveria e muito menos quando a focaccia saiu bem fofinha do forno. Fiquei tão feliz com o resultado!! Eu e o marido praticamente devoramos o tabuleiro quando ela ainda estava quente... nem sobrou para fazermos um sanduiche no dia seguinte. Da próxima vez vou colocar um pouquinho mais de sal e vou testar a Focaccia Genovesa com cobertura de cebola.


Focaccia Clássica
Ingredientes:
500g de farinha de trigo
280ml de água
25ml de óleo de oliva
5g de sal
15g de açúcar
15g (1 tablete) de fermento biológico fresco
Alecrim, flor de sal e azeite para a cobertura
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo:
Dissolva o fermento em um pouco de água. Numa tigela, junte a farinha de trigo com o fermento dissolvido, a água, o óleo de oliva, o açúcar e o sal. Misture até a massa desgrudar do recipiente. Se necessário acrescente um pouco de farinha (se estiver pegajosa) ou de água (se estiver seca). Sove a massa até obter uma textura lisa e homogenea. deixe descansar por 45minutos. Estenda a massa com um rolo e transfira-a para uma forma retangular (de 35cm, caso queira uma massa mais alta; maior, se preferir mais baixa). Pressione levemente a massa com o dedo, em vários lugares, fazendo pequenas depressoes. Polvilhe o alecrim e o sal. Regue com azeite de oliva de maneira que penetre bem nos furinhos e leve ao forno quente (220oC), preaquecido por cerca de 10 minutos. Divida em porções e sirva.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sopa de Batata do Outback

Nessas noites frias de inverno, nada melhor que uma sopa bem gostosa para esquentar. Outro dia me deu uma vontade de tomar a sopa de cebola do outback... então lembrei que tinha visto neste blog as receitas das sopas de lá. Quando olhei a receita, percebi que não tinha cebolas suficientes, então decidi testar a de batata. Nunca tinha experimentado essa sopa no restaurante, mas da proxima vez vou pedir pois realmente é deliciosa. A sopa tem uma consistencia perfeita e o toque especial é o queijo gouda, que eu acrescentei pois acho que fica maravilhoso em sopas. Segue a receita.

Sopa de Batata do Outback
Ingredientes:
3 batatas grandes, cozidas, descascadas e cortadas em cubinhos
100g de manteiga
1 cebola pequena, picada
1/2 xícara de farinha de trigo
1 litro de caldo de galinha
2 xícaras de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar
200g de creme de leite (eu usei fresco)
Queijo Gouda ralado, bacon, e cebolinha para decorar


Modo de Preparo:
Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a cebola picada e cozinhe até amolecer. Junte a farinha e mexa durante 3 minutos. Aos poucos despeje o caldo de galinha, sempre mexendo com a ajuda de um fouet. Acrescente a água, o sal, a pimenta e o açúcar. Deixe ferver, mexendo com frequência e aos poucos acrescente o creme de leite. Adicione as batatas picadas à sopa. Deixe em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até aquecer as batatas. Sirva a sopa em tigelas individuais, decoradas com bacon, cebolinha e queijo ralado.

domingo, 20 de junho de 2010

Mercado Municipal de São Paulo

Diferente de muitos cariocas, quando tem um feriadinho ou uma promoção de passagem aérea, marco presença em Sampa. Adoro a cidade de São Paulo! Adoro os restaurantes, os shoppings, passear no Ibirapuera, os Teatros, o hotel Staybrigde, o clima da cidade... Mas o meu lugar preferido é mesmo o Mercado Municipal. No mercadão voce encontra as mais exoticas frutas, temperos, queijos, azeites, carnes, peixes, entre outras maravilhas. Além disso têm vários bares excelentes que vendem os tradicionais Pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela. Não tem como ir ao mercado e não comer o delicioso pastel de bacalhau e o meu atual favorito pastel de camarão Rei do Hooca Bar.

Nessa minha última viagem a São Paulo, aproveitei que resolvemos ir de carro e trouxe muita coisa. Como de costume renovei meu estoque de temperos... Lá tem todos os tipos de temperos que possam imaginar e por um preço super em conta.


Também comprei algumas frutas como cereja e pinha. Tudo bem que comprei no impulso porque as frutas lá são bem carinhas. Mas quando você chega nas barracas, começam a te dar para experimentar tantas frutas gostosas que você não resiste e compra. As frutas são lindas, coloquei a foto do morango só para vocês terem idéia do que estou falando... é impossivel resistir.

 

Bom, fica minha dica do mercadão. Tenho certeza de que quem for, não vai se arrepender. Quem quiser ainda pode dar uma passadinha na 25 de março que fica na saída lateral do mercadão... sugiro ir antes porque é praticamente impossível andar na 25 com sacolas.

domingo, 23 de maio de 2010

Clube de Artesanato & Muffins de Cereja (Atrasado!rsrsr)

Tenho algumas amigas de trabalho (do meu antigo trabalho) que são bem prendadas: gostam de cozinhar, fazer bordado, tricô, Tapeçaria... então resolvemos criar um clube de artesanato. Decidimos nos reunir 1 vez por mês e uma vai ensinar a outra o que sabe. Também é uma oportunidade de colocarmos as fofocas em dia e relaxar. Marcamos nosso primeiro encontro na casa da Anneliese meio receosas pois achávamos que ia ser mais fofoca que artesanato, mas foi super legal. Todo mundo aprendeu alguma coisa: Eu , Fabi, Anne, Ju, Renatinha e Suelen. Não ficamos muito focadas, aprendemos um pouco de tudo, mas da próxima vez já sabemos no que cada uma vai trabalhar. A foto abaixo é a prova de que eu realmente aprendi... bordei um gatinho!!!


É claro que nos nossos encontros também não falta boa comida. A Anne preparou uma mesa maravilhosa, com torta saldada, pães, brownie... e cada pessoa levou um prato também. No final ainda brindamos o sucesso do nosso clube! Agora temos que marcar o próximo encontro meninas!


*****************
Para o nosso encontro eu resolvi fazer Muffins de Cereja. Eu tinha algumas cerejas congeladas e estava esperando uma boa oportunidade para usá-las. O problemas foi achar receita, mas encontrei uma muito boa de muffin de Mirtillo e apenas troquei o Mirtillo por cereja. Ficou bem gostoso, mas o que deu o sabor mesmo foi a cobertura crocante. Segue a receita:

Muffins de Cereja

1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
1/3 de xícara de óleo
1 ovo
1/3 de xícara de leite
1 xícara de cereja sem caroço (fresca ou congelada)

Cobertura crocante:
1/2 xícara de açúcar
1/3 xícara de farinha de trigo
50g de manteiga
1 1/2 colher de chá de canela em pó

Modo de Fazer:
Misture a farinha de trigo, o sal, o açúcar e o fermento em pó. Reserve. Em uma xícara medidora, coloque 1/3 xícara de óleo, o ovo e acrescente leite até completar 1 xícara. Misture à farinha com o auxílio de uma colher, evitando misturar muito. Acrescente a cereja, misturando delicadamente. Distribua a massa em 12 forminhas e reserve. A parte, junte todos os ingredientes da cobertura e polvilhe sobre a massa dos muffins antes de assar. Leve ao forno médio por 20 ou 25 minutos ou até dourar.

domingo, 2 de maio de 2010

Torta de Maçã Americana

Oi gente, fiquei algumas semanas sem postar... mas tô fazendo tanta coisa, que está complicado achar um tempo para fazer alguma coisa diferente na cozinha. Aproveitei essa semana, que está voltando tudo ao normal, e resolvi fazer essa torta de maçã. Essa torta é simplesmente maravilhosa, bem parecida com a torta de maçã do restaurante Ràscal, que sou completamente viciada. A receita eu tirei daqui.

Torta de Maçã Americana

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de gordura vegetal, cortada em pedaços
3 colheres de sopa de manteiga gelada, cortada em pedaços
6 colheres de sopa de água gelada

Recheio:
5 maçãs médias descascadas e cortadas em fatias finas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Suco de 2 limões pequenos
1 xícara de açúcar misturado com canela
1 pitada de noz-moscada (não coloquei)

Modo de fazer:
Recheio: Faça uma mistura com a farinha de trigo, a canela e o açúcar e a noz-moscada. A parte, junte as maçãs com o suco de limão e acrescente a mistura feita anteriormente. Reserve.
Massa: Misturar todos os ingredientes, com exceção da água gelada, no processador. Após misturar tudo, colocar a água gelada pelo tubo até que a massa solte dos lados da tigela. Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, abra 2 círculos. Com 1 círculo, cubra uma forma de 22cm de diâmetro. Preencha a forma com recheio (fazendo um pico no meio) e cubra com o outro círculo. Pincele com um ovo ligeiramente batido, fure a massa para que saia o vapor, e leve ao forno alto por 20 minutos. Após esse tempo, abaixe o forno para médio e asse por mais 30 minutos ou até que a torta fique dourada.

OBS.: Eu segui as instruções do site que peguei a receita, e preparei tudo no dia anterior. Abaixo tem uma foto da torta com sorvete... a foto não ficou muito boa porque eu servi muito quente então quebrou na hora que eu retirei da forma... mas ficou deliciosa!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Espetinho de Filé

Sábado a noite sempre dá aquela vontade comer uns belisquetes... foi então que lembrei de uma receita que a minha chefa Bia me passou de uns espetinhos de filé mignon. Para variar ela me explicando como fazia e a minha boca enchedo de água só de imaginar. Esse espetinho é super fácil e rápido de fazer e é uma delícia. Perfeito para uma noite de sábado bem quente, acompanhado de uma cervejinha bem gelada. Essa receita dá em torno de 40 espetinhos e é mais do que o suficiente para duas pessoas. Segue a receita:


Espetinho de Filé Mignon
Ingredientes:
400g de filé mignon
bacon em tiras (em torno de 200g)
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Corte o filé em pequenos cubos e tempere com sal e pimenta do reino, de preferencia moída na hora. Corte também as tiras de bacon em pequenos pedaços. Faça o espetinho intercalando a carne e o bacon. Dão aproximadamente 2 pedaços de filé e dois de bacon. Frite em uma frigideira grande com um pouco de manteiga e um filete de óleo.

terça-feira, 9 de março de 2010

Bruschetta


Desde que eu vi o filme Julie&Julia fiquei morrendo de vontade de comer Bruschetta. A vontade com que Julie e o marido estavam devorando a bruschetta me fez lembrar uma vez que fui na Trattoria da Família Lellis, em São Paulo. Um lugar super agradável com uma comida maravilhosa, onde voce entra no clima italiano com direito a tarantella e tudo. No Lellis eu comi uma bruschetta maravilhosa... Tão boa que tentei copiar. Claro que não ficou igual mas ficou muito boa. Ainda mais com o tempero que comprei especialmente pra Bruschetta, que dá um sabor todo especial.


Esse tempero eu encontrei na Lidador e o legal é que já vem com um moedor. Ele é constituído de sal, alho, pimenta preta e pimenta calabresa. Agora, segue a receita da Bruschetta:



Bruschetta
Ingredientes:
Pão Italiano
Tomate maduro e picado
Alho
Queijo Parmesão
Manjericão
Azeite
Tempero para Bruschetta

Modo de Fazer:
Cortar o pão italiano em fatias de aproximadamente 2 centímetros. Esfregar o alho sobre o pão e a seguir dourar o pão na frigideira com um pouco de azeite. Quando virar as fatias de pão, colocar o tomate sobre o pão temperando com um pouquinho de sal e com o tempero próprio para bruschetta. A seguir acrescentar o queijo parmesão e o manjericão. Quando acabar de dourar o pão, retire a bruschetta, acrescente bastante azeite e saboreie.

domingo, 7 de março de 2010

Molho à Bolonhesa - Ragu alla Bolognese


Sabe quando a gente tem uma idéia errada de alguma coisa e carrega essa idéia até que te provem o contrário? Pois é, aconteceu isso comigo e o molho à bolonhesa. Para mim, macarrão à bolonhesa era comida preguiçosa.... até que saí a procura de uma receita para fazer o desejado macarrão à bolonhesa do marido. Achei várias receitas que pareciam ser muito boas, então fiz um mix das que encontrei e cheguei a um resultado excelente. Tenho que admitir que foi uma das receitas que mais tive prazer em fazer. Cada passo da receita era um supresa...o cheiro indescrítível do Mirepoix ou do vinho na carne, o molho atingindo a consistencia certa... Sem contar o delicioso Merlot Chileno que foi o acompanhamento perfeito da nossa massa. Resultado: almoço de domingo perfeito!!!


Molho a Bolonhesa

Ingredientes:
500g de cane moída sem gordura
125g de presunto
2 cebolas picadas
4 colheres de sopa de cenoura picada
4 colheres de sopa de salsão picado
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
150ml de vinho tinto
1000ml de caldo de carne
800g de tomate pelatti (com o suco de tomate)
Sal e Pimenta

Modo de Fazer:
Faça o Mirepoix refogando a cebola, cenoura e salsão na manteiga (e azeite) até adquirir uma cor dourada. Adicione o alho mexendo bem com uma colher de pau. Acrescente a carne moída e cozinhe em fogo baixo, quebrando a carne com o garfo.Tempere com sal e pimenta e junte o presunto. Quando a carne estiver bem frita, acrescente o vinho e mexa bem até que o alcool evapore. Adicione o tomate com o suco e, se necessário, um pouco de caldo de carne. Cozinhe o molho em fogo baixo por aproximadamente 2horas e meia acrescentando caldo de carne sempre que necessário. Use o molho na massa preferida.



Chá com as Amigas & Cupcakes

Há um ano que minha amiga Juliane ficou de fazer um chá para comemorar seu novo apartamento, e ontem finalmente aconteceu. Foi muito legal porque todo mundo conseguiu ir: Fabi, Renatinha, Anne, Suellen e as amigas dela que são uns amores... Jo, Vivian e a Tássia. A Ju fez um banquete com bolos, pães, frios, pates entre outras coisas e para beber teve desde suco de Cupuaçu até Café-Nutella, com direito a taça e tudo. Foi uma tarde muito agradável, a única coisa que atrapalhou um pouquinho foi o temporal que caiu a tarde... mas também Ju... 1 ano de espera...rsrsrsrs
*** *** *** *** ***
Aproveitei o evento para estreiar um livro que comprei há um tempão: "Perfect Muffins & Bakes". Tudo nesse livro é maravilhoso e dá vontade de fazer todas as receitas. Eu escolhi para levar ao chá o Tiny cholocate cupcakes with ganache frosting. Eu fiz uma pequena modificação colocando as estrelinhas para enfeitar... ficou lindo e delicioso.


Mini Cupcakes com cobertura de Ganache

Para os bolinhos:
4 colheres de sopa de manteiga (a temperatura ambiente)
55g de açucar refinado
1 ovo grande
55g de farinha com fermento
2 colheres de sopa de chocolate em pó (sem açúcar)
1 colher de sopa de leite

Para a cobertura:
100g de chocolate meio-amargo
100ml de creme de leite


Modo de Fazer:
Colocar a manteiga e o açúcar  em uma tigela e bater com um fouet até que esteja homogêneo e fofo. Reserve. Bata o ovo a parte e misture com a farinha e o chololate em pó. Junte à mistura reservada, acrescente o leite e misture tudo até que fique homogêneo. Divida a massa em aproximadamente 20 forminhas pequenas de papel. Leve ao fogo pré-aquecido por 10-15 minutos a 190C. Retirar do forno e deixar esfriar por 2 minutos na forma tansferindo para uma grade para que termine de esfriar.
Para a cobertura misturar o chocolate meio amargo com o creme de leite. Levar ao fogo em banho-maria mexendo até que o chocolate derreta. Deixar esfriar e colocar emcima do cupcake decorando da forma que preferir.  

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Chile


Sempre que eu viajo tento experimentar as comidas típicas dos lugares que visito. Nessa viagem que fiz pro Chile posso dizer que me surpreendi. Todos falam muito bem do vinho Chileno mas da culinária não tinha ouvido falar nada de extraordinário. Posso afirmar que tudo que experimentei lá foi maravilhoso.
Pra começar, no café da manhã comi todos os dias aquelas medialunas maravilhosas... salgada, doce... não consegui definir qual foi a minha predileta... todas eram deliciosas.
Com relação aos peixes, destaco o congrio frito que comi no restaurante La perla... um peixe a milanesa com uma camada externa super crocante e o peixe desmanchando dentro... indescritível.
O último destaque vai para a Centolha (King Crab ou Caranguejo rei) que comi no Mercado central... tudo bem que o preço é um pouco salgado, mas vale cada peso que demos.


Lógico que íamos pedir para tirar uma foto da nossa pequena centolha.... não estou de brincadeira, essa é a pequena mesmo... mas foi o sufuciente para a gente... e o melhor é que o garçom já deixava tudo preparadinho só para colocarmos o molho de azeite e alho e comer...não fizemos aqueja sujeirada que fazemos quando comemos caranguejo com martelinho... nada contra, mas assim foi excelente!!!

Croquete de Camarão

Sabe quando bate aquela vontade de comer alguma coisa gostosa? Pois é, essa vontade bateu em mim e no maridão. Comemos praticamente tudo que compramos no Free shop na nossa viagem pro Chile no carnaval: alfajor, toblerone, torrone... não sobou mais nada... só culpa! Mas depois de tanto doce, deu aquela vontade de comer um salgadinho... olhei o freezer e achei um camarão congelado e limpo... camarão frito não dá pq ia sujar a cozinha inteira... então resolvi fazer um croquete de camarão. Pronto, foi a nossa salvação... só não deram muitos corquetes pq tinha pouco camarão... mas depois de tanto doce foi até bom mesmo... Essa receita eu tirei do livro Rio de Janeiro da Ed. Abril, mas eu só fiz a metade e deram uns doze. Segue a receita:



Ingredientes:
  • 1kg de camarões médios limpos
  • 1/4 xícara de chá de azeite
  • 4 dentes de alho amassados
  • sal a gosto
  • 2 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • ovos e farinha de trigo para empanar
  • óleo para fritar
Modo de fazer:

Cozinhe os camarões em agua e sal. Aqueça o azeite, doure um pouco o olho e refogue bem o camarão. Retire do fogo e bata no liquidificador com a agua que os camarões foram cozidos. Leve a mistura ao fogo acrescentado farinha de trigo até que a massa desgrude da panela. Deixe esfriar, enrole, passe no ovo e na farinha para empanar e frite em óleo bem quente.

OBS: Quando eu voltei com a mistura batida no liquidificador para a panela, coloquei um pouco de caldo de camarão caseiro para dar um gostinho.